sábado, 17 de outubro de 2009

O SERTÃO UM NOVO DESAFIO (TEATRO-AÇÃO-DRAMATURGO)


O novo trabalho desenvolvido pelo GRUPO DE TEATRO ESTRADA com o apoio do Projeto Adermar Guerra se foca no universo do nosso sertão nordestino.

Os mistérios e as características desse povo vem sendo pesquisadas pelos grupo desde janeiro. O texto inicial sofreu várias alterações e o uso do CANOVACCIO e suas improvisações, fez com que desenvolvêssemos uma batalha diante desse trabalho que se tornou nosso grande desafio.

O orientador do Ademar Guerra desse ano Antônio Salvador já trabalhou com o universo nordestino em peças como TAUROMAQUIA da CIA DE TEATRO BALAGAN. Seu conhecimento teórico trouxe muitas questões de reflexão para o grupo que passa por um processo de criação bastante difícil e rico.

O projeto com a nova peça envolve muito trabalho e tempo, somos persistentes em tudo que fazemos e de longe esse está sendo o nosso maior desafio nesses 13 anos de existência como grupo.

Nos dias 31/10; 01/11 e 02/11 estaremos fazendo uma exposição desse processo de criação e no dia 02/11 será aberto também ao público que poderá compartilhar das nossas descobertas e expectativas diante de um trabalho tão compensador e também cheio de dor e dúvidas e é isso que o torna mais interessante.

A minha participação como diretora e dramaturga me faz refletir muito sobre a falta de apoio para se fazer teatro em nosso país. Não é fácil desenvolver um trabalho artístico sem poder viver dessa arte, são poucos os artistas que conseguem esse apoio para o seu projeto e o dramaturgo ainda está longe de conseguir esse incentivo infelizmente. Existem alguns projetos de formação desses profissionais que estão mudando um pouco essa realidade. O NÚCLEO DE DRAMATURGIA DO SESI BRITISH COUNCIL, coordenado por Marici Salomão, que é um dos grandes nomes da dramaturgia atual e que já trabalhou com nomes como Antunes Filho e Luís Alberto de Abreu. Esse projeto abre um grande leque para novos dramaturgos e voltamos a dar valor ao profissional que faz do texto AÇÃO para ser colocada no palco de tantos teatros, por milhares de atores que se arriscam na jornada da arte teatral tão rica e poderosa para a sociedade.
A voz do artista chega em qualquer lugar, seja em forma de texto, teatro, música, escultura, não importa nós chegamos sem medo e isso faz da arte a maior arma que o um povo pode ter.

Enfim, que se faça a luz no nosso SERTÃO e que esse espetáculo abra um novo ciclo de grandes descobertas para o grupo e seu público que é muito amado por nós, afinal sem a o nosso público não teríamos chegado até aqui.
Abraços para todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário