quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O PRAZER DE VER O DRAMATURGO VOLTAR A TER SEU ESPAÇO




Não é fácil fazer teatro e muito menos escrever uma peça teatral. A minha participação no "CICLO DE DRAMATURGIA DO SESI BRITISH COUNCIL", no dia 26/10/09, fez com que eu amasse mais ainda essa arte tão maravilhosa e que tanto tem para nos oferecer.


Marici Salomão com toda a sua gama de conhecimentos nos abre um leque imenso diante de tantas dificuldades. A importância da "retomada da palavra" do dramaturgo é um acontecimento necessário para a nossa sociedade. É possível vencer as barreiras que nos separaram por décadas de uma dramaturgia mais enraizada na nossa realidade e na vida do povo brasileiro. Isso exige estudo, paciência e trabalho. Mas principalmente, devemos saber quem somos. O que queremos contar? Para que e para quem queremos contar? E como contar?


O texto dramatúrgico é ação e a dramatugia deve ampliar o campo do teatro, a linguagem deve ser elevada, percebendo que tudo o que nos rodeia tem um significado que vai além e faz uma ponte com algo mais profundo.


A vida representada nas linhas de um texto se transforma nas mãos de atores e diretores em um palco multicolorido de idéias e desafios. Isso é a magia da dramaturgia!


Ousar, desafiar, surpreender, descobrir e ir até onde ninguém nunca foi.


As palavras ditas por Roberto Alvim me ajudaram a refletir sobre a seriedade de criar uma obra de arte como o texto teatral.


"Não fazemos barras de chocolate, fazemos arte, não existem receitas e nem fórmulas. Temos que fazer com que o espetáculo se comunique com a platéia."


A dramaturgia deve voltar a ter o papel de quem reflete sobre a sociedade e se fazer ouvir novamente. Temos um ensino defasado e desmotivado no trabalho com a literatura e principalmente no conhecimento de textos teatrais que foram sufocados pelo tempo.


Espero que esse tipo de trabalho com a dramaturgia se multiplique e alcance longe no horizonte. A arte refletida é a arte que transforma e faz história. Não existe transformação sem estudo, luta e principalmente amor.


E lembrar que ser dramaturgo é ter o conhecimento de mundo em uma página em branco que ele vai aprender a colorir.


Parabéns para todos do Núcleo de Dramaturgia do Sesi British Council.

Nenhum comentário:

Postar um comentário