quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O PRAZER DE VER O DRAMATURGO VOLTAR A TER SEU ESPAÇO




Não é fácil fazer teatro e muito menos escrever uma peça teatral. A minha participação no "CICLO DE DRAMATURGIA DO SESI BRITISH COUNCIL", no dia 26/10/09, fez com que eu amasse mais ainda essa arte tão maravilhosa e que tanto tem para nos oferecer.


Marici Salomão com toda a sua gama de conhecimentos nos abre um leque imenso diante de tantas dificuldades. A importância da "retomada da palavra" do dramaturgo é um acontecimento necessário para a nossa sociedade. É possível vencer as barreiras que nos separaram por décadas de uma dramaturgia mais enraizada na nossa realidade e na vida do povo brasileiro. Isso exige estudo, paciência e trabalho. Mas principalmente, devemos saber quem somos. O que queremos contar? Para que e para quem queremos contar? E como contar?


O texto dramatúrgico é ação e a dramatugia deve ampliar o campo do teatro, a linguagem deve ser elevada, percebendo que tudo o que nos rodeia tem um significado que vai além e faz uma ponte com algo mais profundo.


A vida representada nas linhas de um texto se transforma nas mãos de atores e diretores em um palco multicolorido de idéias e desafios. Isso é a magia da dramaturgia!


Ousar, desafiar, surpreender, descobrir e ir até onde ninguém nunca foi.


As palavras ditas por Roberto Alvim me ajudaram a refletir sobre a seriedade de criar uma obra de arte como o texto teatral.


"Não fazemos barras de chocolate, fazemos arte, não existem receitas e nem fórmulas. Temos que fazer com que o espetáculo se comunique com a platéia."


A dramaturgia deve voltar a ter o papel de quem reflete sobre a sociedade e se fazer ouvir novamente. Temos um ensino defasado e desmotivado no trabalho com a literatura e principalmente no conhecimento de textos teatrais que foram sufocados pelo tempo.


Espero que esse tipo de trabalho com a dramaturgia se multiplique e alcance longe no horizonte. A arte refletida é a arte que transforma e faz história. Não existe transformação sem estudo, luta e principalmente amor.


E lembrar que ser dramaturgo é ter o conhecimento de mundo em uma página em branco que ele vai aprender a colorir.


Parabéns para todos do Núcleo de Dramaturgia do Sesi British Council.

sábado, 17 de outubro de 2009

O SERTÃO UM NOVO DESAFIO (TEATRO-AÇÃO-DRAMATURGO)


O novo trabalho desenvolvido pelo GRUPO DE TEATRO ESTRADA com o apoio do Projeto Adermar Guerra se foca no universo do nosso sertão nordestino.

Os mistérios e as características desse povo vem sendo pesquisadas pelos grupo desde janeiro. O texto inicial sofreu várias alterações e o uso do CANOVACCIO e suas improvisações, fez com que desenvolvêssemos uma batalha diante desse trabalho que se tornou nosso grande desafio.

O orientador do Ademar Guerra desse ano Antônio Salvador já trabalhou com o universo nordestino em peças como TAUROMAQUIA da CIA DE TEATRO BALAGAN. Seu conhecimento teórico trouxe muitas questões de reflexão para o grupo que passa por um processo de criação bastante difícil e rico.

O projeto com a nova peça envolve muito trabalho e tempo, somos persistentes em tudo que fazemos e de longe esse está sendo o nosso maior desafio nesses 13 anos de existência como grupo.

Nos dias 31/10; 01/11 e 02/11 estaremos fazendo uma exposição desse processo de criação e no dia 02/11 será aberto também ao público que poderá compartilhar das nossas descobertas e expectativas diante de um trabalho tão compensador e também cheio de dor e dúvidas e é isso que o torna mais interessante.

A minha participação como diretora e dramaturga me faz refletir muito sobre a falta de apoio para se fazer teatro em nosso país. Não é fácil desenvolver um trabalho artístico sem poder viver dessa arte, são poucos os artistas que conseguem esse apoio para o seu projeto e o dramaturgo ainda está longe de conseguir esse incentivo infelizmente. Existem alguns projetos de formação desses profissionais que estão mudando um pouco essa realidade. O NÚCLEO DE DRAMATURGIA DO SESI BRITISH COUNCIL, coordenado por Marici Salomão, que é um dos grandes nomes da dramaturgia atual e que já trabalhou com nomes como Antunes Filho e Luís Alberto de Abreu. Esse projeto abre um grande leque para novos dramaturgos e voltamos a dar valor ao profissional que faz do texto AÇÃO para ser colocada no palco de tantos teatros, por milhares de atores que se arriscam na jornada da arte teatral tão rica e poderosa para a sociedade.
A voz do artista chega em qualquer lugar, seja em forma de texto, teatro, música, escultura, não importa nós chegamos sem medo e isso faz da arte a maior arma que o um povo pode ter.

Enfim, que se faça a luz no nosso SERTÃO e que esse espetáculo abra um novo ciclo de grandes descobertas para o grupo e seu público que é muito amado por nós, afinal sem a o nosso público não teríamos chegado até aqui.
Abraços para todos!


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

FESTIR- FESTIVAL DE TEATRO DE INDAIATUBA


O FESTIR tem sua 5ª edição à partir do dia 21/10/09 até dia 01/11/09 é com grande luta e dedicação que o organizador Marcelo Rosa consegue mais um ano realizar esse festival que se divide nas categorias amador e escolar. O objetivo é levar para perto dos alunos o universo do teatro e aproximar os grupos de teatro da região num evento que busca a difusão da cultura.


O festival conta com os grupos :


Dia 21/10


CIA VALEU A PENA ( Escola José de Campos) " O Gato de Botas" Direção Bbeth Fiorini;


Dia 22/10


S.T.A.C.A-produções: "Nossas Cadeiras" Direção Marcelo Sanntto


Dia 23/10


GRUPO DE TEATRO ESTRADA: " Perdidos" (Dois perdidos numa noite suja- de Plínio Marcos)Direção Paloma Dourado;


Dia 24/10


CIA AMADORES DE TEATRO: " O Panaca" Direção Yara de Napoli;


Dia 25/10


CIA CUPIM DE TEATRO: " Uma mulher vestida de sol" Direção Alice Possani;


Dia 28/10


COLÉGIO ESCALA: "Ploc, a Borboleta mais linda que eu já vi" Direção Bárbara Gaschler;


Dia 29/10


COLÉGIO ESCALA: " Sonho de uma noite de verão" Direção Bárbara Gashler;


Dia 30/10


CIA TEATRAL MATÉRIA PRIMA: "O Santo e a Porca" Direção Gere Canova;


Dia 31/10


CIA ENCENA AMERICANA: "Sequestro" Direção Isaías Brugnerotto;


Dia 01/11


Peça convidada com a participação da grande atriz Bete Bastos e direção de Jorge Fantini da SIA SANTA: "Aniversário de Casamento"


Todas as peças as 20:00h no TEATRO DECO 20 em Indaiatuba.


Ingressos: R$4,00 e um litro de leite ou uma lata de leite em pó.


Espero que muitas pessoas possam prestigiar a nossa cultura e esses artistas que tanto lutam por um espaço onde possam levar a sua arte.
Um ótimo espetáculo para todos!

ISABELLA TAVIANI


Na noite de ontem, dia 15/10/09, tive o prazer de participar de um pocket show da Isabella Taviani na livraria Saraiva em Campinas.

Uma voz admirável e uma simpatia inigualável, com muito carinho atendeu a todos os presentes, autografou os cds, tirou fotos e ainda teve muito bom humor com seus fãs.

Isabella está lançando seu novo cd "MEU CORAÇÃO NÃO QUER VIVER BATENDO DEVAGAR", um excelente trabalho como ela já está acostumada a fazer.

O Brasil realmente é abençoado por artistas dignos de muitos aplausos, a Isabella tem um carísma e um talento que faz com que todos que conheçam seu trabalho se sintam privilegiados.

Energia positiva para essa grande artista é o que não falta e nós seus fãs nos contagiamos com tanta luz.

ANA CAROLINA -- NOVE



As novas músicas da Ana Carolina são dignas realmente de uma artista tão eclética e completa como ela. A preocupação com cada uma delas nos da um enorme prazer ao ouvi-las, pois sabemos que foi um trabalho feito com o amor e o carinho de quem quer mostrar ao seu público sempre o melhor.
A música "ERA" é uma verdadeira obra prima, com suas metáforas e seu instrumental perfeito, algo que arrepia e emociona a todos que amam a boa música. E a Ana Carolina é uma das grandes representante dessa categoria nos dias atuais.
A jovialidade representada pela música "TÁ RINDO É!" trás uma alegria gostosa diante do cotidiano desgastante. Sem esquecer da música "RESTA" que junto com Chiara Civello a Ana literalmente nos tira o fôlego e faz o coração disparar. A melodia perfeita casa com as vozes que transformam a letra em um hino de amor verdadeiro.
Sua parceria com Antônio Villeroy sempre foi um presente para todos nós e mais uma vez eles acertaram em cheio na composição da música "ENTREOLHARES" que fizeram com John Legend, o ritmo completa a letra leve e agradável.
A minha admiração pelo seu trabalho vem desde de que ela começou com seus shows intimistas, conheci suas músicas através de amigos que tiveram a chance de vê-la tocar em barzinhos e para um público pequeno. A sua verdade tocava fundo quem tinha a oportunidade de ouvir sua voz singular.
Espero ansiosamente pelo seu novo e surpreendente show, esperemos que mais uma vez seja feita a justiça e ela supere todas as expectativas.
O que é bom tem que ser dito e apreciado, então não deixem de ouvir o "NOVE" e se sentir envolvido pela música dessa grande cantora e compositora chamada ANA CAROLINA.