sábado, 12 de setembro de 2009

CAMINHO DE PEDRAS...


Venho trabalhando com o GRUPO DE TEATRO ESTRADA, na cidade de Indaiatuba desde 1996 e cada ano é uma nova etapa.
Muitas pessoas acreditam que o fazer teatro é o simples ato de decorar um texto e subir no palco, mera ilusão. Existe um caminho cheio de pedras para se conquistar um bom trabalho, não existem apenas flores.
A leitura é a grande aliada do ator e sem o ato de ler e procurar conhecer o que está fazendo o ator se torna frágil e sem bagagem para trabalhar. Torna-se um repetitivo rádio que diz as palavras no mesmo tom e sem a vida que é necessária para a sua interpretação.
Procuro despertar nos atores essa vontade de aprender e sei que muitas vezes eles acham que não é necessário, alguns se consideram "prontos" e são muitas vezes os mais inseguros na hora de desenvolver o trabalho. Conheço um ator que estuda e aquele que engana, aquele que engana nunca está seguro, diferente daquele que busca e sabe que pode numa pequena frase transmitir vida.
O simples fato de trabalhar com teatro já é uma tarefa que merece aplausos, não é fácil desenvolver arte no nosso país quando estamos fora dos pólos centrais. Precisamos de muito mais ânimo e dedicação para conquistar o respeito e a aceitação.
Admiro quem não deixa de acreditar em horizontes sempre mais distantes, pois a luta é díficil, mas necessária para quem quer realmente ser considerado um vitorioso.
Vitorioso é aquele que sabe ser capaz de realizar com consciência aquilo que se dispôs fazer e aceitar que tudo que é novo exige esforço e nos causa medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário