quarta-feira, 9 de março de 2011

"E ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE"



Muitas vezes nós dramaturgos nos perguntamos, afinal, o que é teatral?
O teatral faz com que a nossa linguagem como dramaturgos fique traçada na peça, onde podemos esconder os nossos desejos e objetivos.


Teatral é tudo aquilo que é capaz de prender, focar, envolver o espectador durante uma peça. E isso que faz o ambiente se tornar mágico tanto para os artistas quanto para o espectador. São os momentos teatrais que nos mostram o que é importante para o dramaturgo dentro da história.



O que move um texto dramatúrgico?



A ação. Um texto teatral é feito de ações sequênciais que nos tiram de uma estase inicial e nos levam sempre ao desenvolvimento de um conflito, que gera um clímax e chega a uma estase final.



Existe em uma peça um jogo entre primeiramente o dramaturgo e o seu leitor, depois entre o dramaturgo e os artistas que vão desenvolver seu jogo no palco e em terceiro de todos os artistas envolvidos com os espectadores.



No texto existe uma literatura, sim, porque dramaturgia também é literatura, não se esqueçam disso. A literaturatura dramatúrgica sabe dialogar entre a lírica e a épica sem agredir a nenhuma delas. Sua forma permite que o dramaturgo desenvolva seu texto como e com o que achar melhor para o seu objetivo final que sempre é o de chegar ao público da melhor maneira possível.



Alguns se esquecem que é o público o nosso material de trabalho, pois é na vida que buscamos a matéria - prima dos nossos textos. Não importa a época e sim o que ela tem a nos dizer de novo.



Cada fase da humanidade tem suas próprias características, conflitos e ansiedades humanas e tudo isso que sustenta a arte por tantosa longos milhões de anos. Sem os anseios humanos o homem não precisaria da arte para ver refletido nela sua alma, sua vida, sua morte.



O personagem é o capitão desse barco e é através dele que se conduz o público pelo mar de emoções que vão surgir durante a exposição do texto.



Nada supera uma peça bem articulada e o dramturgo que observa a sua existência pelo olhos amplos de quem sente a vida a sua volta.



Sófocles, Plauto, Molliére, Shekespeare, Brecht entre outros grandes nomes da nossa dramaturgia universal só se imortalizaram porque falavam ao seu tempo, a luz da sua época e trabalhavam com o material humano que eram a sua sociedade.



Nunca devemos nos esquecer de olhar, olhar, olhar e olhar, com os sentidos aguçados para qualquer sinal se desarmar de conceitos, regras e morais que são grandes inimigos da criação artística.



"E assim caminha a humanidade", como diz a música. E a dramaturgia nunca vai deixar de ser o espelho desse mundo tão cheio de novidades e surpresas.



Vamos caminhar firmes então? Sem medo de errar, pois o erro faz o homem se modificar. E arte é a própria humanidade. E isso é teatral.






Nenhum comentário:

Postar um comentário